top of page

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, foi fundado a 22 de maio de 1965, no seio do Aposento do Barrete Verde tendo como primeiro cabo José Luís Carapinha Rei, à frente de um grupo de forcados constituído por Manuel Pinto, Aníbal Pereira, Eduardo da Costa Vantacich, Luciano do Carmo Pinto, Gregório Bolota, João Mimo, António Tavares, José Pinto e José Gomes e, mais tarde, Augusto Henrique, Francisco Giro e Luís Cebola.

O grupo faz a sua apresentação na Praça de Touros de Alcochete a 9 de agosto desse ano, num festival de homenagem ao Aposento do Barrete Verde, que integrava no cartel, os cavaleiros Pedro Louceiro, João Núncio e José Samuel Lupi. O espectáculo taurino foi abrilhantado pela fabulosa Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.


Em 1967, António Luís Penetra foi nomeado cabo, e sob a sua orientação o grupo alcança grandes êxitos, destaque para a mais alta distinção atribuída a um Grupo de Forcados O Prémio da Imprensa, em 1968, afirmando-se de forma inegável no mundo taurino, tornando-se uma referência para a forcadagem da época.

 

Em 1981, Luís António da Piedade Cebola assume a liderança e aposta na renovação e na juventude, ao criar o Grupo de Forcados Juvenis, que muitos forcados daria a Alcochete, alguns deles ainda hoje se encontram no activo.
O Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde desloca-se a corridas no estrangeiro, por terras de Espanha e França, e participa na Corrida TV, sendo considerado pela crítica especializada como um dos melhores Grupos de Forcados, em 1991.

 

A 24 de junho de 1993, Joaquim José Penetra assume a liderança na corrida realizada na Praça de Toiros de Setúbal.
Ainda na década de 90, os Forcados do Barrete Verde alcançam imensos êxitos em importantes praças de Portugal e Espanha.
Luís Miguel Cebola, filho do antigo Cabo Luis António Cebola, forcado de referência no panorama nacional, assume em 1995 a direção do Grupo, honrando com mérito e grande louvor a jaqueta do Barrete Verde.

 

Os anos de 2002 a 2004 são testemunho de grandes triunfos alcançados com o Troféu de Melhor Pega, nas Festas Sanjoaninas e na Corrida da TVI. 2003 é também um ano de consagração do êxito do grupo que recebe a distinção da crítica especializada como Melhor Grupo da temporada, atribuídas pela Revista Campo e Arena e Jornal Farpas.Em Agosto de 2005 assume funções João Salvação ,levando o grupo a actuar no México. Faz a sua despedida em 2014 passando o comando ao jovem Marcelo Loia,que é actualmente o cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

aAiai nós somos filhos de Alcochete temos a casa no coração e usamos o barrete pra manter a tradição

aiai a farda que eu visto dá-me orgulho, dá-me emoção tenho o símbolo de Alcochete bem juntinho ao coração

aiai nós somos filhos de Alcochete temos a casa no coração e usamos o barrete pra manter a tradição

foi em Lisboa praça à cunha rapazes de Alcochete gente da ponta da unha que sabem pôr o barrete

aiai nós somos filhos de Alcochete temos a casa no coração e usamos o barrete pra manter a tradição

ai muitas coisas nos distinguem uma delas é o barrete mas basta olhar po calção verde PRA DIZER SÃO DE ALCOCHETE

 Todos os conteúdos apresentados, estão protegidos por leis de propriedade intelectual.©Aposento Do Barrete Verde - Todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page